segunda-feira, 22 de abril de 2013
MediaPeople #01 – Tim Burton
Ousado, original, sombrio, inovador, esses são apenas alguns dos adjetivos usados pelos críticos quando se referem a Timothy William Burton, ou simplesmente Tim Burton. Um dos diretores mais aclamados do cinema atual, cuja filmografia engloba grandes sucessos das telonas, elogiados pela crítica e pelo público.
Sua infância foi marcada pela sua inclinação para as artes, e sonho de trabalhar com cinema. Começou a trabalhar com o cinema em 1980, através da Califórnia Institute of Art (escola onde estudava) ingressou na equipe de animadores dos estúdios Disney. A partir daí, Burton começou a fazer por conta própria pequenas animações e começou a imprimir nelas o estilo que estaria sempre presente em seus filmes.
Um de seus primeiros curtas de animação, "Frankeweenie", foi vetado pelo estúdio por ser considerado muito macabro para as crianças. Essa atmosfera sinistra continua até hoje como uma característica marcante da filmografia do diretor.
Suas principais obras são: "Alice no País da Maravilhas", "Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet", "A Noiva Cadáver", "A Fantástica Fábrica de Chocolate", "Planeta dos Macacos", entre outros.
Afinal, o que faz Tim Burton ser tão bem sucedido num ramo onde poucos se sobressaem assim? Talvez seja a combinação de tudo: a originalidade, a excentricidade, as parcerias certas e acima de tudo, o talento. Nas palavras do próprio diretor (uma vez Tim declarou “Fazer filmes é, para mim, uma espécie de terapia bem cara”) a arte de fazer cinema é, para ele, um verdadeiro hobby. E os nossos hobbies acabam sendo o que fazemos de melhor.
Via: Wikipedia; Cinema Com Rapadura.